TRANS. DO PROGRAMA ENTARDECER NA FRONTEIRA DIRETO PECUARIA EM 19/11/2009

TRANS.  DO  PROGRAMA ENTARDECER NA FRONTEIRA DIRETO  PECUARIA EM  19/11/2009
ALDO VARGAS

TRADIÇÃO E CULTURA


SANTANA LIVRAMENTO MINHA TERRA AMADA.

SANTANA LIVRAMENTO MINHA TERRA  AMADA.

Pesquisar este blog

CAPITAL GAUCHA PORTO ALEGRE

CAPITAL GAUCHA  PORTO ALEGRE

ESTADIO BEIRA RIO PORTO ALEGRE

ESTADIO BEIRA RIO PORTO ALEGRE

TROPEIRO VELHO

  • TROPEIRO VELHO

TRADIÇÃO E CULTURA

A VOCE CARO VISITANTE E UM PRAZER TER AQUI VISITANDO ESTE BLOG DESTE GAÚCHO, QUE NÃO TEM LADO PARA CHEGAR, GOSTO DE UMA AMIZADE E UM BOA CHARLA, TRATO TODOS COM RESPEITO PARA SER RESPEITADO MAS SE FOR PRECISO QUEBRO O CHAPEU NA TESTA PRA DEFENDER UM AMIGO AGARRO UM TIGRE A UNHA. AGRADEÇO A TODOS QUE DEIXAM SEU RECADO, POSTADO NESTE BLOG.

GALPÃO GAUCHO

GALPÃO  GAUCHO

A BANDEIRA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, TE AMO MEU RIO GRANDE

A  BANDEIRA  DO  ESTADO  DO  RIO GRANDE  DO  SUL,  TE  AMO  MEU  RIO  GRANDE

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

TARSO FAZ BALANÇO DO PRIMEIRO ANO DE GOVERNO DO RS.

Tarso faz balanço do primeiro ano


Tarso Genro, governador do Estado
– Oi, Tarso.

– Bom dia, Tarso.

Os diálogos acima ilustram o momento de maior prazer de Tarso Genro em 12 meses no Piratini. Quando sai de casa para exercícios matinais, é nessas conversas triviais, em que o chamam pelo nome, sem o cargo, que ele diz encontrar a maior satisfação. São domésticas ou seguranças de prédios que dão palpites, elogiam decisões de governo, como a elevação do piso regional, e, é claro, devem lá fazer suas críticas. Se este é o melhor momento, o pior está definido: foi quando integrantes da Brigada protestaram incendiando pneus, em campanha por melhor salário. Mas Tarso disse não ter ficado surpreso com a situação difícil. Acredita que o Estado vai demorar a viver um cenário totalmente novo, mas, em 2012, confia que a situação comece a melhorar com obras em estradas, entre outras. Confira a entrevista concedida a ZH.

Zero Hora – Somos o Estado que menos investe, a dívida consome R$ 2,5 bilhões ao ano, há insatisfação da população com serviços públicos e dos servidores com salários e poucas obras. Há chance de reverter a situação? Em quanto tempo?

Tarso Genro – Sim, temos condições de reverter, a partir de uma estratégia e não de uma visão meramente orçamentária. Sem entrar no mérito, o que nos diferencia é que o governo anterior trabalhava com conceito de déficit zero para sanear o Estado e fazê-lo crescer, enquanto nós usamos o conceito do déficit responsável, contratação de financiamento de longo prazo para investimentos e promover o crescimento para sair da crise. Com isso, a receita aumenta e o Estado retoma suas funções públicas, o que tu chamas de déficit de satisfação na população.

ZH – Insatisfação mesmo.

Tarso – A estratégia está refletida no orçamento de 2012, com mais recursos para saúde, educação e segurança. Como contraímos empréstimos de longo prazo com BNDES, BID e Banco Mundial, vamos triplicar os investimentos de infraestrutura comparativamente ao governo anterior. Nossa expectativa é de que o maior crescimento do Estado em comparação com o país, junto com a reestruturação do pagamento da dívida, permita que, em quatro anos, a gente melhore bastante e, em oito, tenhamos a situação mais sob controle, ou seja, com mais capacidade de investimento com recursos próprios.

ZH – O senhor estava preparado para a pedreira que encontrou?

Tarso – Nada me surpreendeu , o nosso programa mostra que estamos fazendo aquilo que propusemos. Inclusive, iniciar uma recuperação responsável do salário dos servidores, pois não acreditamos que um projeto como o nosso possa ser implementado sem a contribuição ativa dos servidores. Uma máquina pública desmotivada é um empecilho para qualquer programa de governo.

ZH – Parece estranho que o pessoal da Fazenda, com os melhores salários, tenha recebido bom reajuste, enquanto a maioria ganha pouco. Como o senhor explica isso?

Tarso – Bem, quanto à proporcionalidade, o salário dos soldados da Brigada teve reajuste muito maior do que os salários da Fazenda. Mas lembro que estávamos pressionados pelo Ministério Público para substituir uma gratificação flexível em relação à arrecadação para transformá-la em parcela fixa. Fizemos a mudança de maneira consciente. Se simplesmente suprimíssemos a parcela fixa, não teríamos a colaboração para aumentar a receita como queremos. E temos outras medidas para tomar, que precisam da motivação dos técnicos da Fazenda. Não poderíamos dar, por exemplo, correções a brigadianos e professores se não arrecadássemos R$ 500 milhões a mais neste ano.

ZH – Qual a explicação para a mudança do PT quanto à renúncia fiscal? O partido estava errado ou se modernizou? .

Tarso – Não houve mudança ideológica em relação ao sistema tributário. Não se trata disso, o PT desenvolveu uma luta contra a renúncia fiscal e contra a guerra fiscal durante anos até que chegou a um ponto em que a renúncia foi instituída como artifício no Brasil. É o que temos hoje: sistema com carga elevada exatamente para poder haver renúncia e criar privilégios para determinadas empresas.

ZH – Essa briga o PT perdeu.

Tarso – Fomos derrotados, aí veio o segundo passo: a democratização da renúncia. Ou seja, em vez de conceder incentivos tributários só para atrair empresa de fora, temos benefícios para toda a base produtiva e, a partir daí, criar condições atrativas para investimentos de fora do Estado, do Exterior. Os incentivos tributários não beneficiavam o sistema cooperativo. Agora sim, porque é elemento importante para o desenvolvimento do Estado.

ZH – Todos reclamam da carga tributária, mas uma reforma parece viável no momento?

Tarso – Sou a favor de que se reduzisse a carga, que fosse realmente progressiva (maior para os mais ricos), atingisse mais a renda financeira e mais espalhada na hierarquia social para que se pudesse arrecadar mais com alíquotas menores. Nos ricos, não faz nem cosquinha. Se comparar a carga tributária brasileira com a carga tributária da Dinamarca ou da Suécia, a nossa é pequena.

ZH – Além da renda maior, o povo desses países vê o retorno do imposto ao abrir a porta das casas.

Tarso – Então aí entra mais um ingrediente: na verdade, a qualidade dos serviços públicos prestados poderia ser muito superior se esses recursos fossem bem aplicados. Temos um constrangimento que não é de agora: a dívida pública herdada da ditadura da primeira e da segunda crise do petróleo que obriga o Estado a arrecadar para manejar essa dívida e fazer o governo funcionar.

ZH – O governo tem cartas na manga para ajudar exportadores afetados pela redução de negócios com a União Europeia?

Tarso – Sim, temos hoje estrutura de financiamento via Banrisul, Badesul e BRDE, embora não no volume do governo federal. Mas podemos ajudar as empresas em momento de crise. Estamos auxiliando micros e pequenas empresas com equalização de juro, microcrédito e Simples gaúcho.

ZH – O Estado deve buscar um novo perfil para sua economia?

Tarso – Sim, o Estado deve apostar muito na indústria do conhecimento e em criar as bases para a chamada economia criativa que tem também grande importância para o desenvolvimento cultural. Temos condições de conciliar a economia tradicional, até porque os preços relativos no mercado mundial favorecem, com desenvolvimento maior na ponta tecnológica.

ZH – O que o senhor diria aos gaúchos angustiados com obras que não chegam?

Tarso – Nós já estamos retomando muitas obras. É preciso transformar a angústia em vigilância e pressão, além de acompanhar o que faremos durante 2012.


MARIA ISABEL HAMMES
ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Arquivo do blog