TRANS. DO PROGRAMA ENTARDECER NA FRONTEIRA DIRETO PECUARIA EM 19/11/2009

TRANS.  DO  PROGRAMA ENTARDECER NA FRONTEIRA DIRETO  PECUARIA EM  19/11/2009
ALDO VARGAS

TRADIÇÃO E CULTURA

teixeirinha

Loading...

gildo

Loading...

SANTANA LIVRAMENTO MINHA TERRA AMADA.

SANTANA LIVRAMENTO MINHA TERRA  AMADA.

Pesquisar este blog

CAPITAL GAUCHA PORTO ALEGRE

CAPITAL GAUCHA  PORTO ALEGRE

ESTADIO BEIRA RIO PORTO ALEGRE

ESTADIO BEIRA RIO PORTO ALEGRE

TROPEIRO VELHO

  • TROPEIRO VELHO

TRADIÇÃO E CULTURA

A VOCE CARO VISITANTE E UM PRAZER TER AQUI VISITANDO ESTE BLOG DESTE GAÚCHO, QUE NÃO TEM LADO PARA CHEGAR, GOSTO DE UMA AMIZADE E UM BOA CHARLA, TRATO TODOS COM RESPEITO PARA SER RESPEITADO MAS SE FOR PRECISO QUEBRO O CHAPEU NA TESTA PRA DEFENDER UM AMIGO AGARRO UM TIGRE A UNHA. AGRADEÇO A TODOS QUE DEIXAM SEU RECADO, POSTADO NESTE BLOG.

GALPÃO GAUCHO

GALPÃO  GAUCHO

A BANDEIRA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, TE AMO MEU RIO GRANDE

A  BANDEIRA  DO  ESTADO  DO  RIO GRANDE  DO  SUL,  TE  AMO  MEU  RIO  GRANDE

sábado, 10 de abril de 2010

DILMA RUMO AO PLANALTO

AI MINHA GENTE VAMOS LEVAR ESSA GAUCHA AQUI DESTE ESTADO MARAVILHOSO DO RS,QUE MERECE CHEGAR AO PLANALTO CARREGADA PELO POVO DE TODOS OS ESTADO DA FEDERAÇÃO, DE PESSOAS COMO A DILMA QUE O BRASIL ESTA, PRECISANDO PARA CONTINUAR COM O CRECIMENTO DO PAIS E CONTINUAR COM O QUE O LULA ESTA DEIXANDO, NUNCA UM PRESIDENTE DO BRASIL TEVE TANTA APROVAÇÃO DE CHEGAR AO TOPO DE MAIS DE OITENTA POR CENTO DE ACEITAÇÃO DO POVO BRASILEIRO. ESPERO QUE OS BRASILEIRO EM OUTUBRO ATRAVES DA DILMA FAÇA ELA CHEGAR AO PLANALTO PARA DAR CONTINUIDADE AQUILO QUE O LULA VAI DEIXAR A NAÇÃO BRASILEIRA. ELE GOVERNOU PARA TODOS E PRINCIPALMENTE PARA O POVÃO PORQUE ELE VEIO DE BAIXO E SABE O QUE E O SACRIFICIO DO POVO TRABALHADOR QUE GANHA SALARIO MINIMO. NÃO E DESSES QUE SÃO ABONADOS EM DINHEIRO VEM DE FAMILIAS RIQUISSIMA, E NEM SABE O QUE E SER POBRE AO MAS ELES SÓ CHEGAM PERTO DOS POBRES EM EPOCA DE ELEIÇÕES, ISSO NOS NÃO QUEREMOS QUEREMOS NOSSO PRESIDENTE QUE GOVERNE POR TODOS OS BRASILEIROS, E ESSA PESSOA E A DILMA A MAIS INDICADA JÁ PASSOU TUDO QUE UM SER HUMANO POSSA PASSAR, PERSEGUIDA E HUMILHADA, E HOJE NÃO TEM MAGOA NENHUMA, E ESSE SER HUMANO QUE DESEJO VER NO PLANALTO GOVERNANDO ESSE BRASIL QUE AMO DE CORAÇÃO, E AQUI NO MEU ESTADO QUERO VER O TARSO GENRO NO PIRATINI GOVERNANDO O ESTADO PARA OS GAUCHOS. SABE MINHA GENTE JAMAIS UM PRESIDENTE VAI FAZER MILAGRE NÃO PODEMOS ESPERAR ISSO MAIS TEMOS QUE TER GENTE QUE NÃO SAGRIFIQUE AS CLASSE MENOS FAVORECIDA E A DILMA NÃO VAI FAZER ISSO COM A CLASSE TRABALHADORA DO BRASIL. ASS GAUCHO ALDO VARGAS

sexta-feira, 9 de abril de 2010

A MARCHA EM DIREÇÃO A BRASILIA A FAVOR DA PEC 300

ALO MEUS COLEGAS DAS POLICIAS MILITARES E CIVIL DO BRASIL NOS TEMOS QUE ENTRAR NUMA CORRENTE DE PENSAMENTO E FAZER A GRANDE MARCHA EM DIREÇÃO A BRASILIA, EM FAVOR DA É300 POIS SÓ ELA VAI NOS TIRAR DESTA MISERIA DE SALARIO QUE OS GOVERNOS ESTADUAIS NOS PAGAM, E DEPOIS VEM COM BALELA E FAZER POLITICA EM CIMA DA SEGURANÇA PUBLICA DO BRASIL, NOS NÃO QUEREMOS VIATURAS BONITAS E DE ULTIMAS GERAÇÃO PRIMEIRO QUEREMOS SERMOS BEM PAGO PARA LEVAR UM POUCO DE DIGNIDADE PARA NOSSAS ESPOSAS FILHOS E NOSSOS PAIS QUE MUITAS VEZES FICAM COM O CORAÇÃO NA MAÕ ENQUANTO ESTAMOS NA RUA TRABALHANDO LIDANDO COM TUDO QUE TIPO DE PESSOAS, E AS VEZES NÃO SOUBEMOS SÉ VOLTAREMOS PARA CASA. COM ESSE SALARIO QUE O GOVERNO NOS PAGAS E MUITAS VEZES TEMOS QUE COMPLEMENTAR COM BICO, TRABALHANDO POR FORA PARA DAR UM VIDA DIGNA A NOSSAS FAMILIA, E LAMENTAVEL GENTE COMO CERTOS POLITICOS DIZER QUE NÇAO DA PARA TERMOS UM PISO NACIONAL, ENQUANTO ELES LUTAM PARA NÃO DAR E NEM VOTAR AO NOSSO FAVOR OS DEPUTADOS SENADORES ETC TEM DIREITO A AJUDA A MORADIA AJUDA DE CUSTO EM VIAGENS ASSIM POR DIANTE, ELES A MAIORIA DOS POLITICOS QUEREM SÓ O BEM PARA ELE S E POUCOS OS QUE LUTAM DO NOSSO LADO, EX TEMOS A DEPUTADA FEDERAL EMILIA FERNANDES QUE TEM SIDO UMA QUERREIRA A NOSSO FAVOR, E TENHO LIDO QUE A GAUCHA DILMA E OUTRA QUE ESTA DO LADO DA PEC 300, COM CERTEZA TANTO ELA COMO A EMILIA FERNANDES VÃO SER BEM RECOMPENSADA NAS ELE~ÇÕES DE OUTUBRO, MAIS AQUELES QUE SÃO CONTRA NOS TEMOS QUE ESPALHAR POR TODDO O BRASIL E MANDAR IMAIL CARTA TELEFONA AOS COLEGAS E PEDIR QUE NÃO VOTEM NELES NAS ELEIÇÕES DE OUTBRO VINDOURO VAMOS MOSTRAR QUE NOS POLICIAIS MILITARES DO BRASIL TEMOS MUITA FORÇA E NOSSA ARMA E O TITULO. ATE BREVE ASS GAUCHO ALDO VARGAS

LENÇO COSTUMES DO GAÚCHO DO RS

O USO DO DLENÇO Á CABEÇA PROCEDE DA PENINSULA IBERICA.
OS BANDEIRANTES USARAM LENÇO Á CABEÇA, BEM COMO OS GAUCHOS E OS INDIOS MINUANOS. ESTES USAVAM UM LENÇO DOBRADO PASSADO AO REDOR DA CABEÇA.
O TERMO VINCHA NÃO FOI MENCIONADO NA AREA BRASILEIRA, ENTRE OS CASTELHANOS ERA UMA CINTA, FAIXA DE TECIDO "IDIOS E PAISANOS" , SUJEITAVAM OS CABELOS.
ATUALMENTE, SÓ USAM A " VINCHA" OS DOMADORES.
O LENÇO AO PESCOÇO E DE INTRODUÇÃO EUROPEIA E DE USO EM VARIOS PAISES SUL AMERICANOS: BOLIVIA, ARGENTINA, URUGUAI, BRASIL. HÁ VARIOS TIPOS DE NÓS, HAVENDO ALGUNS DE SIMBOLISMO POLITICO, COMO O REPUBLICANO CONPOSTO DE DOIS TOPES E UMA "RAPADURA" AO CENTRO (VERMELHO 1835) NO ANUARIO DO RIO GRANDE DO SUL DE GRACIANO DE ASSAMBUJA(1892 PAG160, HÁ INFORMES SOBRE O NÓ REPUBLICANO. SUA COLOCAÇÃO, A DO LENÇO Á CABEÇA É EXPLICADA POR AUGUSTO MEIER."... O ENGENHOSO LAÇO FEITO COM AS PONRAS DE GRANDE LENÇO VERMELHO, QUE RECOBRE A CABEÇA, CAINDO EM PONTAS SOBRE AS COSTAS, E COM AS OUTRAS PONTAS ATAVA-SE UM COMPLICADO NÓ DE GRAVATA PENDENDO SOBRE O PEITO".
PAIXÃO CORTES EM O GAÚCHO, DANÇA, TRAJES, ARTEZANATO" FAZ DESCRIÇÃO MINUCIOSA SOBRE OS DIFERENTES NÓS DE LENÇOS. OS MAIS CONHECIDOS SÃO: NÓ DE CORRER OU DE NAMORADO, NÓ DE TRES GALHOS, RAPADURA, NÓ REPUBLICANO, NÓ DE GINETE, NÓ COMUM.
QUANTO AS CORES HOUVE TEMPO EM QUE ELAS SIGNIFICAVAM PARTIDOS POLITICOS:
CHIMANGO(ALA RADICAL DO PARTIDO LIBERAL NO I e II IMPERIOS) COR BRANCA.
MARAGATO( PARTIDARIOS DO PARLAMENTARISMO DEFENDIDO POR GASPAR SILVEIRA MARTINS- REVOLUÇÃO FEDERALISTA DE 1893, POSTERIORMENTE PARTIDO LIBERADOR) COR VERMELHA.
A ORIGEM DEA PALAVRA MARAGATO VEM DO URUGUAI, O CHEFE GASPARISTA GUMERCINDO SARAIVA PROCEDIA DO DEPARTAMENTO DE SAN JOSÉ ( DA BANDA ORIENTAL), COLONIZADO POR ESPANHOIS PROCEDENTES DA MARAGATERIA DE ESPANHA. O LENÇO USADO "A MEIA ESPADUA", IMITA A ANTIGA CHARPA DE USO NA EUROPA QUE, AQUI NO BRASIL. FOI FOI UTILIZADA PELOS BANDEIRANTES.
OS CAMPEIROS DA REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL USAVAM LENÇO COMO ESCOTEIROS COM A PONTA CAIDA ÁS COSTAS, NÃO ´SO DE UMA COE LISA, MAS TAMBEM DE XADRES MIUDO.
É DE USO COMUN ENTRE GAÚCHOS UMA PRESILHA EM FORMA DE ANEL(MUITAS VEZES A PROPRIA ALIANÇA), PARA PRENDER O LENÇO, SUBSTITUINDO ASSIM. O ´NO.
O MATERIAL USADO PARA ISSO VARIA: CHIFRE, OSSO DA CANELA DE AVESTRUZ,METAL. COURO, OURO E PRATA. ASSIM E OS COSTUMES DO GAUCHO QUE NA SEMANA FARROUPILHA ELE CULTUA TODA NOSSA TRADIÇÃO GAUCHA COM ORGULHO, MAIS NUNCA DEIXANDO DR RESPEITAR AS TRADIÇÕES E CULTURAS DOS OUTROS ESTADO DO BRASIL PORQUE AFINAL SOMOS TODOS BRASILEIROS E DEVEMOS RESPEITAR OS OUTROS ESTADOS COM SUA CULTURA ASSIM COMO DEVEMOS RESPEITAR A CULTURA DE OUTROS PAISES E POVOS DO MUNDO INTEIRO.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

TRADICIONALISMO

O TRADICIONALISMO É UM ESTADO DE CONCIÊNCIA, QUE BUSCA PRESERVA AS BOAS COISAS DO PASSADO, SEM CONFLITAR COM O PROGRESSO, ATRAVES DO CULTUAR, VIVENCIAR E PRESERVAR O PATRIMONIO SOCIO-CULTURAL DO POVO GAÚCHO. É A SOCIEDADE QUE DEFENDE, PRESERVA, CULTURA E DIVULGA A TRADIÇÃO GAUCHA, QUE CONGREGA DEFENSORES DOS COSTUMES, DOS HABITOS, DA CULTURA DOS VALORES DO GAUCHO. O TRADICIONALISMO TEM UMA FILOSOFIA DE AUTUAÇÃO, TEM OBJETIVOS EXPRESSOS NAS TESES O SENTIDO E O VALOR DO TRADICIONALISMO DE LUIZ CARLOS BARBOSSA LESSA E NA CARTA DE PRINCIPIOS DE GLAUCUS SARAIVA DA FONSECA. É UM MOVIMENTO PLANIFICADO E REGULAMENTADO, COM UMA ADIMINISTRAÇÃO DECENTRALIZADA, ATRAVES DAS REGIÕES TRADICINALISTAS,QUE COORDENAM OS POLOS SOCIAIS E CULTURAIS, QUE SÃO AS ENTIDADES TRADICONALISTA, CONHECIDA COMO CENTRO DE TRADIÇÕES GAUCHAS ENTIDADES E COODENADA PELO MTG, ATRAVES DO CONSELHO DIRETOR E CORDENADORIAS REGIONAIS. POR SER UMA SOCEDADE, DEPENDE DA ATUAÇÃO DE CADA TRADICIONALISTA, QUE E O GRANDE SOLDADO, O MAIOR E IMPRENCINDIVEL RESPONSAVEL PELO CULTUAR E DIVULGAR A TRADIÇÃO OU SEJA. A GAMA PATRIMONIAL GAUCHA.
O TRADICIONALISMO É UM HOMO SAPIENS; OU SEJA É O SER SABE QUE SABE, É O SER QUE ESTA NO MUNDO COM CIENCIA, COM SABEDORIA, DOTADO DE INTELIGENCIA,É UM SER PENSANTE E EMINENTEMENTE SOCIAL. CERTOS MEUS AMIGO ASS GAUCHO ALDO VARGAS

LIVRAMENTO X SAUDE

MAIS A COISA ESTA CADA DIA QUE PASSA ESTAMOS VENDO ESCUTANDO ATRAVES DO RADIO DE JORNAIS ETC O POVO DE LIVRAMNETO FALAR A FALTA DE MEDICO NA AREA DA SAUDE DESTE MUNICIPIO OS POSTOS MEDICOS FALTA PROFICIONAIS EM DIVERSAS AREAS E ATE QUANDO VAI SE INSTALAR O CAUS NESSA AREA CADA DIA ESTAMOS VENDO NOSSO POVO,A MERCE DA SORTE POR FALTA DE SAUDE SEGURANÇA ASSIM VAMOS VER NOSSO MUNICIPIO CADA VEZ A MERCE DA SORTE ESPERO QUE UM DIA ISSO ACABE E LIVRAMENTO POSSA SE ORGULHAR EM MATERIA DE SAUDE SEGURANÇA E NOSSO POVO NÃO TENHA QUE ESTA OUVINDO UM DESABAFO QUE ESCUTEI PELA RADIO CULTURA DE LIVRAMENTO NO PROGRAMA DO MEU AMIGO E COMPANHEIRO DAGBETO SILVA UM JOVEM DE 29 ANOS VIM A PERDER A VIDA POR FALTA DE CUIDADOS MEDICOS PORQUE O MUNICIPIO NÃO DISPUNHA DESSE ATENDIMENTO, DEVERIA TOMAR TODAS AS PROVIDENCIAS CABIVEIS, PARA DAR UM ATENDIMENTO DE QUALIDADE A ESSA JOVEM ASSIM NÃO FES CONFORME RELATO POR CARTA PARA O PROGRAMA DO AMIGO GAGBERTO A AINDA BEM QUE TEMOS JENTE QUE NÃO SE INTIMIDAM E BOTAM PARA FORA O QUE ACONTECE NA AREA DA SAUDE EM SANTANA DO LIVRAMENTO. PARABENS ASMIGO DAGBERTO POR DEFENDER A NOSSA SOCIEDADE ATE BREVE ASS GAUCHO ALDO VARGAS

quarta-feira, 7 de abril de 2010

HOMEM X NATUREZA

O Homem poderia viver em completa armonia e sintonia junto a essa nossa NATUREZA que o criador nos deu, mais lamentavelmente não e assim, porque o que o homem faz e estar destruindo dia a dia o que levou milhões de ano para se formar. cada dia que passa mais tragedia se ve no mundo grandes enchentes destruição catastrofe assim por diante inclusive no nosso BRASIL estamos vivendo com enchentes e morros vindo abaixo e matando crianças inocentes que estão pagando por culpa dos adultos que vez de proteger a natureza só fazem e destruir, controi palacetes nas encostas dos morros fazem grandes transformação e mexem a onde não deviam assim onde vamos parar com essa ambição de querer ser o todo poderoso nos temos que ter a onbrindade de assumir a responsabilidade de nos consentizar e mudar e comesar a pensar nos nossos filhos e netos que vão ser os futuros donos e responsaveis por o que nos deixar para eles conservarem aqui nesta terra, daqui nada levamos mais e aqui que nos tiramos o sustento enquanto estamos desfrutando desta natureza que o criador nos deu, espero que nos seres racionais ponha o dedo na consiencia, e comese a pensar no dia do amanha senão vai ser tarde demais. ass gaucho aldo vargas

POLICIAIS MILITARES DO RIO DE JANEIRO PELA PEC 300

Policiais e bombeiros do RJ fazem manifestação em defesa da PEC 300





Solange Spigliatti, da Central de Notícias

RIO- Policiais e bombeiros do Rio de Janeiro fizeram neste domingo, 21, uma manifestação a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 300 de 2008, que tramita na Câmara dos Deputados e que prevê a criação de um piso salarial nacional para a categoria. A passeata foi realizada na orla de Copacabana, na zona sul do Rio.



Os policiais pedem mais rapidez na tramitação da proposta. Segundo o coronel da Polícia Militar do Rio Paulo Ricardo Paul, a passeata que aconteceu na cidade faz parte de uma série de manifestações, em todo o país, convocada pela Frente Parlamentar em Defesa dos Policiais e Bombeiros Militares, já que, no dia 10 de março, a Câmara interrompeu a votação de todas as PECs por 20 dias.

"Nós tivemos a participação de policiais militares, policiais civis, bombeiros e vários oficiais, como coronéis, tenentes-coronéis, majores, capitães. A presença do oficial é importante, porque mostra que ele está assumindo a responsabilidade", disse Paul.

O coronel informou que uma nova mobilização está marcada no Rio de Janeiro, para o dia 29, um dia antes do término do prazo temporário de interrupção da votação das PEC pela Câmara. Segundo Paul, durante o ato do dia 29, policiais e bombeiros fluminenses farão uma manifestação em frente ao Palácio Guanabara, sede do governo do Rio, para pedir o apoio do governador Sérgio Cabral.

A PEC 300, na verdade, foi apensada a outras propostas com teor semelhante no ano passado, gerando a PEC 446 de 2009. O objetivo é criar um piso nacional para acabar com disparidades entre os salários de servidores dos diversos estados. O salário de um soldado da Polícia Militar do Distrito Federal, por exemplo, é quatro vezes maior do que um militar da mesma patente no Rio de Janeiro. As informações são da Agência Brasil.

Tópicos: policiais, bombeiros, manifestação, PEC 300, piso salarial

A GRANDE MOBILIZAÇÃO EM BRASILIA PELA PEC 300

Pec 300: Grande mobilização em Brasília




Foto: Cap Assunção
Pec 300: Dia decisivo em Brasília. Policiais militares voltam a Brasília por manifestação pela PEC 300
De acordo com os organizadores, este será o maior movimento que a polícia militar irá fazer durante toda a campanha de mobilização pela PEC 300.
Neste domingo, uma caravana de militares piauienses saiu do Estado com destino à Brasília para novamente cobrar a votação e aprovação da Projeto de Emenda Complementar 300 (PEC 300). Nesta terça-feira, militares de todo país farão um movimento a favor da PEC. De acordo com os organizadores, este será o maior movimento que a polícia militar irá fazer durante toda a campanha de mobilização pela PEC 300.

(...)No mês passado, deputados trancaram a votação de todas as PECs por um período de 20 dias. De acordo com o ex-deputado federal Elizeu Aguiar (PTB), que está deixando a Câmara de Deputados com o retorno do deputado Antônio José Medeiros (PT), durante a semana foi feita uma reunião com os organizadores das mobilizações a favor da PEC 300, para a formatação da caravana. “A expectativa é que iremos mobilizar cerca de 50 mil homens”, diz.
Segundo o deputado, que comanda a mobilização pela PEC 300, junto com o deputado José Maia Filho, o “Mainha”, na semana passada houve conversas que sinalizou com o líder Vacarezza, a possibilidade de resolver o impasse dentro da própria Câmara, sem necessidade de enviar a proposta ao Senado. “O presidente Lula tem interesse em resolver isso. E isso para nós já é interessante”, pontuou, acrescentando que os militares já conversaram sobre possíveis substituições do valor que a categoria reivindica. “Se, por ventura, houver uma substituição do valor que o Governo está pedindo, que se altere, mas que o Governo já mande a lei complementar para que aprovemos. Não iremos retirar sem ter a garantia de que a PEC será votada”, garante.







Notícia Postada em 06/04/2010 às 10:15:38 por: Redação site ABAMF

DEP PIMENTA APOIA PEC 300

Dep Paulo Pimenta reafirma seu apoio a PEC 300




Ao longo dos últimos meses, trabalhei incansavelmente em favor de melhores condições de trabalho para os profissionais da área de segurança pública e, desde o primeiro momento, encampei a luta pela aprovação da PEC 300, pois entendo que a proposta é uma ferramenta importante para alcançar tal objetivo.

Participei de inúmeras caminhadas e mobilizações, fiz parte da Comissão Especial que tratou do assunto na Câmara dos Deputados. No dia-a-dia, percebi a esperança dos policiais militares e de seus familiares com relação a esta proposta. Mas, visualizei também o outro lado, oportunistas de partidos, que a vida inteira foram governos e nunca fizeram nada pela segurança pública, assumiram esta bandeira como se “desde criancinha” tivessem apoiado nossas causas.

Quero dizer a todos que continuo apoiando e trabalhando pela PEC 300. Estive na semana passada em audiência com o Ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, tratando deste assunto. Internamente em nossa bancada, sou reconhecido por todos pelo meu compromisso com a proposta.

Defendo que PEC 300 entre na pauta para que sua votação seja concluída e quero também que seja votada a constituição de um Fundo, que estabelecerá a origem dos recursos. Dessa forma, a criação da PEC 300 não será somente uma ilusão, patrocinada sem compromisso com suas consequências. Precisamos ainda definir com clareza a participação dos estados, pois os governos estaduais estão omissos. Devemos exigir que os Estados destinem o percentual constitucional de recursos para a segurança pública.

Certamente, o papel da União é fundamental para viabilizar nossos objetivos. Aproveito a oportunidade para reafirmar meu compromisso em apoio à PEC 300 e a criação do Ministério da Segurança Pública do Brasil, órgão que deverá, na minha opinião, ser o condutor das mudanças necessárias para que alcancemos o modelo de segurança pública ideal, oferecendo paz e tranquilidade para a população e, principalmente, tratando com dignidade e respeito os nossos policiais militares e seus familiares.



Deputado Federal Paulo Pimenta (PT-RS)






Notícia Postada em 29/03/2010 às 08:53:55 por: Redação site ABAMF

terça-feira, 6 de abril de 2010

VOCÊ SABIA...

A TRADIÇÃO DE SEMPRE FESTEJAR A DATA EM QUE UMA PESSOA COMPLETA MAIS UM ANO DE VIDA NÃO E TOTALMENTE SEGUIDA NO MUNDO.
NO VETNÃ, POR EXEMPLO, TAL COMEMOARÇÃO NÃO SE DÁ NA DATA ESPECIFICA DO NASCIMENTO, MAS NA PASSAGEM DO ANO NOVO, DE FORMA COLETIVA ONDE TODOS FESTEJAM JUNTOS. AS FESTA DE ANIVERSARIO SURGIRAM NO OCIDENTE. DESDE A ANTIGUIDADE, OS ROMANOS JÁ COMEMORAVAM O DIA DO NASCIMENTO DE UMA PESSOA CONHECIDO COMO ;DIES SOLLEMNIS NATALIS; OS TRADICIONAIS BOLOS DE ANIVERSARIO SURGIRAM NA CIVILIZAÇÃO GREGA, QUANDO OS ADORADORES DA DEUSA DA FERTILIDADE, ARTEMIS, PASSARAM A OFERECER EM SEU TEMPLO UM PREPARADO DE MEL E PÃO, NO FORMATO DE UMA LUA.
AS VELAS COLOCADAS EM CIMA DO BOLO TAMBEM SURGIRAM NA EPOCA DOS DEUSES ANTIGOS, POIS AS P-ESSOAS ACREDITAVAM QUE A FUMAÇA DAS VELAS LEVAVA AS PRECES DOS FIEIS ATE O CEÚ. ALÉM DE PROTEGER O ANIVERSARIANTE DE ESPIRITOS RUINS E GARANTIR SUA PROTEÇÃO PARA O ANO VINDOURO.
A SIVILIZAÇÃO GREGA FOI A RESPONSAVEL PELA CRIAÇÃO DO BOLO DE ANIVERSARIO, E ISSO MINHA GENTE CADA DIA A GENTE APRENDE ALGO INTERESANTE.
MINHA GENTE NÃO SEI QUEM E O PESQUIZADOR DESTA, ACHEI EM UM JORNAL ANTIGO E RESOLVI PASSAR PARA O BLOG. ASS GAUCHO ALDO VARGAS

segunda-feira, 5 de abril de 2010

THOMAS ALBORNOS UM SANTANENSE

THOMAS ALBORNOS É UMA PERSONALIDADE PERSONALIDADE FASCINANTE QUE SE DESTACA ENTRE OS ILUSTRES SANTANENSE, NASCIDO EM SANTANA DO LIVRAMENTO A 18 DE DEZEMBRO 1888, DE ORIGEM DAS MAIS HUMILDES. FEZ-SE PELO PROPRIO ESFORÇO DESDE OS PRIMEIROS ANOS DE SUA MOCIDADE, FILHO DO ANTIGO E HONRADO COMERCIANTE ESPANHOL PEDRO ALBORNOS QUE SE RADICOU NO UPAMAROTI EM 1871 E DE DONA MARGARIDA LARRÉ DE TRADICIONAL FAMILIA PELOTENSE. THOMAS ALBORNOZ AOS TREZE ANOS INICIOU-SE NA ESCOLA DIGNIFICANTE DO TRABALHO. INGRESANDO NA CAS COMERCIAL DE ANTONIO BIDART COMO EMPREGADO, DAI PASSOU A FARMACIA CABELLOE, POSTERIORMENTE, A CASA DE BRUTUS PINTO.
EM 1908 AOS 19 ANOS ESTABELECEU-SE POR CONTA PROPRIA COM COMERCIO A VAREJO. ERA UM EMPREDIMENTO MODESTO QUE AOS POUCOS FOI CRECENDO ATÉ TRANSFORMAR-SE EM FORTE CASA ATACADISTA. EM 1920, A PAR DE SUAS ATIVIDADES COMERCIAIS, INICIOU-SE COM BARRACA DE LÁS EFRUTOS DO PAIS, INGRESSANDO TAMBEM NA PECUARIA.
DOTADO DE INVULGAR ESPIRITO DE INICIATIVA E GRANDE CAPACIDADE DE TRABALHO. CONSEGUIU TRANSFORMAR SE PRIMITIVO ESTABELECIMENTO NUMA ORGANIZAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DAS MAIS PODEROSAS E PRESTIGIOSAS DO PAIS, VERDADEIRA OBRA DE PIONEIRISMO, MARCO DE PROGRESSO NA FRONTEIRA RIO GRANDENSE.
CONSELHEIRO MUNICIPAL PRESTOU VALIOSO CONCURSO A ADMINISTRAÇÃO PUBLICA DE SUA TERRA NATAL. MARAGATO NA MOCIDADE INTEGROU MAIS TARDE O PARTIDO REPUBLICANO LIBERAL E QUANDO DA REDEMOCRATIZAÇÃO DO PAIS. EM 1945 FILIOU-SE A UN IÃO DEMOCRATIGA NACIONAL. SENDO PRESIDENTE DE HONRA AO DIRETORIO LOCAL E ULTIMAMENTE TAMBEM DO DIRETORIO ESTADUAL.
COM JÕAO QUEIROLO E MANOEL OSORIO DE MENESES FOI O REORGANIZADOR DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE LIVRAMENTO ENTIDADE A QUE PRESTOU ASSINALADOS SERVIÇOS E AO QUAL ERA SOCIO BENEMERITO.
CORAÇÃO ABERTYO PARA O BEM TODAS AS ENTIDADES ASSISTENCIAS DA CIDADE SEMPRE TIVERAM NELE UM AMIGO DE TODAS AS HORAS E SE BENAFICIARAM COM SUA GENEROSIDADE.
THOMAZ ALBORNOZ DIGNIFICOU A TERRA NATAL. CRIOU PROGRESSO RIQUEZA E BEM ESTAR PARA AQULES QUE COM ELE COLABORARAM EM TODOS OS SETORES DE SUAS MÚLTIPLAS ATIVIDADES, FOI UM BOM E UM ÚTIL, POR ISSO SUA MEMORIA SERA SEMPRE REVERENCIADA PELOS SANTANENSES QUE APRENDERAM A ADMIRA-LO E A ESTIMA-LO ACENDENDO AOS IMPERATIVOS DA VONTADE POPULAR, EM 1966 SEU NOME FOI DADO SIGNIFICATIVAMENTE, A MESMA RUA ONDE INICIOU E TERMINOU SUA VIDA TRABALHANDO,
FALECEU A 22 DE NOVEMBRO DE 1965.
ASSIM ESTE GRANDE HOMEM NÃO DEVE SER ESQUECIDO PELOS SANTANENSE, E DEVE SER SEMPRE LEMBRADO POR TER DEIXADO UM LEGADO DE TRABALHO ONDE ATE NOS DIAS DE HOJE SEU NOME ESTA ESCRITO EM VARIOS LUGARES DE LIVRAMENTO. E UM POUCO DOS SNATANENSE ILUSTRES E TEM MAIS MEUS AMIGO ASS GAUCHO ALDO VARGAS.

domingo, 4 de abril de 2010

A VOCÊ CARO COLEGA

Deputados rejeitam emenda que mantém paridade entre ativos e inativos da BM





Na tarde do dia 30 de março, deputados estaduais rejeitaram a emenda número 1 ao PL 48/2010 (Regulamentação da Previdência dos Militares Estaduais). Essa emenda, apresentada pelo deputado Marquinho Lang (DEM), acrescentaria ao art. 6° do PL, a seguinte expressão: Aos militares estaduais ativos, inativos e pensionistas estão asseguradas a paridade e integralidade de vencimentos, proventos e pensões.

A emenda era imprescindível para evitar qualquer futura tentativa aos direitos dos militares estaduais (ativos e inativos) Assim, a inclusão dessa disposição ao art. 6º do PLC 48/2010 era vital para os militares estaduais manterem a paridade entre ativos, inativos e pensionistas da Brigada Militar, já que em um futuro próximo haverá o debate sobre teto e previdência complementar.

Antes da votação o deputado Marquinho Lang, defendeu a emenda que foi construída pelas associações da Brigada Militar Apesar do esforço do deputado, a emenda que recebeu 22 votos a favor e 21 contra, foi rejeitada por não atingir 2/3 dos votos dos deputados.

Confira abaixo a tabela com os votos dos deputados que rejeitaram a emenda dos brigadianos.
PT Adão Villaverde N
PT Daniel Bordignon N
PT Dionilso Marcon N
PT Elvino Bohn Gass N
PT Fabiano Pereira N
PT Ivar Pavan N
PT Marisa Formolo N
PT Raul Pont N
PT Ronaldo Zülke N
PT Stela Farias N
PMDB Alberto Oliveira N
PP Francisco Appio N
PP Frederico Antunes N
PP João Fischer N
PP Leila Fetter N
PP Pedro Westphalen N
PP Silvana Covatti N
PSDB Jorge Gobbi N
PSDB Mauro Sparta N
PTB Abílio dos Santos N
PPS Luciano Azevedo N










Notícia Postada em 02/04/2010 às 08:32:13 por: Redação ABAMF

Arquivo do blog