TRANS. DO PROGRAMA ENTARDECER NA FRONTEIRA DIRETO PECUARIA EM 19/11/2009

TRANS.  DO  PROGRAMA ENTARDECER NA FRONTEIRA DIRETO  PECUARIA EM  19/11/2009
ALDO VARGAS

TRADIÇÃO E CULTURA

teixeirinha

Loading...

gildo

Loading...

SANTANA LIVRAMENTO MINHA TERRA AMADA.

SANTANA LIVRAMENTO MINHA TERRA  AMADA.

Pesquisar este blog

CAPITAL GAUCHA PORTO ALEGRE

CAPITAL GAUCHA  PORTO ALEGRE

ESTADIO BEIRA RIO PORTO ALEGRE

ESTADIO BEIRA RIO PORTO ALEGRE

TROPEIRO VELHO

  • TROPEIRO VELHO

TRADIÇÃO E CULTURA

A VOCE CARO VISITANTE E UM PRAZER TER AQUI VISITANDO ESTE BLOG DESTE GAÚCHO, QUE NÃO TEM LADO PARA CHEGAR, GOSTO DE UMA AMIZADE E UM BOA CHARLA, TRATO TODOS COM RESPEITO PARA SER RESPEITADO MAS SE FOR PRECISO QUEBRO O CHAPEU NA TESTA PRA DEFENDER UM AMIGO AGARRO UM TIGRE A UNHA. AGRADEÇO A TODOS QUE DEIXAM SEU RECADO, POSTADO NESTE BLOG.

GALPÃO GAUCHO

GALPÃO  GAUCHO

A BANDEIRA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, TE AMO MEU RIO GRANDE

A  BANDEIRA  DO  ESTADO  DO  RIO GRANDE  DO  SUL,  TE  AMO  MEU  RIO  GRANDE

domingo, 12 de setembro de 2010

PARA QUE SERVE OS ESTRIBOS....

ESTES SERVEM PARA COMPLETAR A FIRMEZA E EQUILIBRIO DO GAÚCHO NOS ARREIOS.
CAMPERIAR SEM ESTRIBOS E TAREFA DIFICIL E INCOMODA. O GAÚCHO ALTANEIRO E MEIO DEVERTIDO USA OS ESTRIBOS BEM COMPRIDOS, AO PONTO DE ESTRIVA-LOS SÓ COM O BICO DA BOTA POREM O CAMPEIRO MODERADO ENFIA TODO O PÉ NO ESTRIBO PISANDO NELES COM FIRMESA. PARA GALOPEAR MUMN POTRO OS ESTRIBOS DEVEM SER MAIS CURTO DO QUE PARA A LIDA DE CAMPO.
OS ESTRIBOS SÃO PRESO AO CIRIGOTE PELOS LOROS ESTES PODEM SER FEITO DE COURO CRU OU DE SOLA.
QUANDO SE TEM DE ELEVAR UM CAVALO DE TIRO E NO CABRESTO A GRANDE DISTANCIA E ACONSELHAVEL CRUZAR OS ESTRIBOS POR CIMA DA CABEÇA DO CIRIGOTE APERTANDO COM OS PELEGOS, AFIM DE NÃO IREM BATENDO A TOA E ENCOMODANDO O CAVALO QUE PODE SE ASSUSTAR COM OS ESTRIBOS BATENDO SOLTO.
É O FREIO TAMBEM DEVE SER TIRADO E METIDO JUNTO COM OS ESTRIBOS EM BAIXO DOS PELEGOS DESTA MANEIRA UM CAVALO CABRESTEIA MELHOR. E AINDA FALANDO DE ESTRIBO A MAIOR GAÚCHADA QUE PODIA FAZER UM GINETE PARA DEONSTRAR SUA PERICIA NOS ARREIOS ERA DESDENHAR OS ESTRIBOS ISTO E CRUZAVA-VOAS POR BAIXO DOS PELEGOS NA CABEÇA DO CIRIGOTE SALTAVA PARA CIMA DO POTRO E SAIA AQUENTANDO OS CORCOVIO DO CAVALO XUCRO DE CORDA, SÓ SE AFIRMANDO NAS REDEAS E NOS ARREIOS EM EPOCAS REMOTA QUANDO O GAÚCHO ERA DAR PELEIA SÓ COM O FERRO BRANCO AS BRIGAS DE ADAGAS MUITO COMUM NAS GRANDES CARREREADAS DOS RINCOES OU EM CITUAÇÕES DIFICIL QUE NÃO PODIA RESOLVER COM A BOA CONVERSA ELE APELAVA PARA SEU D[FACÃO TRES LISTA, CASO CONTRARIO ELE USAVA O ESTRIBO COMO ARMA DESAFIAVA O LORO E ARMADO COM ELE TENDO NA PONTA UM ESTRIBO AMARRADO TORNAVA-SE MAIS DESTRO PARA DEFENDER-SE. PAR ARREMATAR CORRENDO EM PLENO CAMPO A FACA PERDE O FIO E O GAUCHO USA O ESTRIBO PARA AFIAR E COMPLETAR SUA LIDA CAMPEIRA OU ATE CARNEAR UM CAPÃO DE CONSUMO PARA LEVAR PARA A FAZENDA. ASSIM CONTEI MAIS UMA ESTORIA DESTE NOSSO RIO GRANDE AMADO DE EPOCAS PASSADA HOJE ESTA TUDO MAIS PRATICO E MODERNO MAIS AINDA SE ENCONTRA ESSE TIPO DE HOMEM DO CAMPO POR ALGUMAS BANDAS. ASS GAUCHO ALDO VARGAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog