TRANS. DO PROGRAMA ENTARDECER NA FRONTEIRA DIRETO PECUARIA EM 19/11/2009

TRANS.  DO  PROGRAMA ENTARDECER NA FRONTEIRA DIRETO  PECUARIA EM  19/11/2009
ALDO VARGAS

TRADIÇÃO E CULTURA

teixeirinha

Loading...

gildo

Loading...

SANTANA LIVRAMENTO MINHA TERRA AMADA.

SANTANA LIVRAMENTO MINHA TERRA  AMADA.

Pesquisar este blog

CAPITAL GAUCHA PORTO ALEGRE

CAPITAL GAUCHA  PORTO ALEGRE

ESTADIO BEIRA RIO PORTO ALEGRE

ESTADIO BEIRA RIO PORTO ALEGRE

TROPEIRO VELHO

  • TROPEIRO VELHO

TRADIÇÃO E CULTURA

A VOCE CARO VISITANTE E UM PRAZER TER AQUI VISITANDO ESTE BLOG DESTE GAÚCHO, QUE NÃO TEM LADO PARA CHEGAR, GOSTO DE UMA AMIZADE E UM BOA CHARLA, TRATO TODOS COM RESPEITO PARA SER RESPEITADO MAS SE FOR PRECISO QUEBRO O CHAPEU NA TESTA PRA DEFENDER UM AMIGO AGARRO UM TIGRE A UNHA. AGRADEÇO A TODOS QUE DEIXAM SEU RECADO, POSTADO NESTE BLOG.

GALPÃO GAUCHO

GALPÃO  GAUCHO

A BANDEIRA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, TE AMO MEU RIO GRANDE

A  BANDEIRA  DO  ESTADO  DO  RIO GRANDE  DO  SUL,  TE  AMO  MEU  RIO  GRANDE

quinta-feira, 1 de julho de 2010

REVOLUÇÃO FEDERALISTA

A REVOLUÇÃO FEDERALISTA OCORREU NO SUL DO BRASIL LOGO APÓS A PROCLAMAÇÃO DA REPUBLICA. ISTO OCORREU DEVIDO A INSTABILIDADE POLITICA GERADA PELOS FEDERALISTA QUE PRETENDIAM LIBERTAR O RIO GRANDE DO SUL DA TIRANIA DE JULIO DE CASTILHOS, ENTÃO PRESIDENTE DO ESTADO. A DIVERGENCIA SE INICIOU POR ATRITOS OCORRIDOS ENTRE AQUELES QUE PROCURAVAM A AUTONOMIA ESTADUAL FRENTE AO PODER FEDERAL E SEUS OPOSITORES. A LUTA ARMADA DUROU APROXIMADAMENTE TRES ANOS E ATINGIU AA REGIÕES COMPRENDIDAS ENTRE O RIO GRANDE DO SUL, SANTA CATARINA E PARANA. O PARTIDO FEDERALISTA DO RIO GRANDE DO SUL FOI FUNDADO EM 1892 POR GASPAR SILVEIRA MARTINS. EM TESE, DEFENDIA O SISTEMA PARLAMENTAR DE GOVERNO A REVISÃO DAS CONSTITUIÇÕES ESTADUAIS, PREVENDO A CENTRALIZAÇÃO POLITICA E O FORTALECIMENTO DO BRASIL COMO UNIÃO FEDERATIVA.
DESTA FORMA ESTA FILOSOFIA CHOCAVA-SE FRONTALMENTE CONTRA A CONSTITUIÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL DE 1891.ESTA ERA INSPIRADA NO POSITIVISMO E NO PRESIDENCIALISMO, RESQUARDSANDO A AUTONOMIA ESTADUAL, FILOSOFIA ADOTADA POR JULIO CASTILHOS, CHEFE DO PARTIDO REPUBLICANO, E QUE SEGUIA O PRINCIPIO COMTIANOS DAS PÉGUENAS PATRIAS;
OES SEGUIDORES DE GASPAR SILVEIRA MARTINS, GASPARISTAS OU MARAGATOS ERAM FRONTALMENTE OPOSTOS AOS SEGUIDORES DE JULIO DE CASTILHOS OU PICA PAUS. EMPENHARAM-SE EM DISPUTOS SANGRENTAS QUE ACABARAM POR DESENCADEAR A REVOLUÇÃO FEDERALISTA, UMA GUERRA CIVIL QUE DUROU DE FEVEREIRO DE 1893 A AGOSTO DE 1895 E FOI VENCIDA PELOS PICA PAU, SEGUIDORES D E JULIO DE CASTILHOS, NESTE CONFLITO, HOUVE MAIS DE DEZ MIL MORTOS E CENTENAS DE MILHARES DE FERIDOS.
CONFLITOS NA HISTORIA DO BRASIL PERIODO REPULICANO, REPUBLICA VELHA
REVOLTA DA ARMADA 1893 A 1894 REVOLUÇÃO FEDERALISTA 1893 A 1895, GUERRA DE CANUDOS 1893 A 1897 REVOLTA DA VACINA 1904 REVOLTA DA CHIBATA 1910 GUERRA DO CONTESTADO 1912 A 1916 GREVES OPERARIOS 1917 A 1919 REVOLTAS DOS DESOITOS DO FORTE 1922 REVOLUÇÃO LIBERTADORA 1923 REVOLUÇÃO DE 1930. 1930 ERA VARGAS REVOLUÇÃO CONSTITUICIONALISTA 1932 INTENTONA COMUNISTA 1935 LEVANTE INTEGRALISTA 1938 REGIME MILITAR GUERRILHA DO GASPARÃO 1967 GUERRILHA DO ARAGUAIA 1970 A 1976. E ESSA SÃO DATAS E ANOS DE CONFLITO NO BRASIL QUE MUITA GENTE NÃO SABE QUE HOUVE E NEM TEM CONHECIMENTO PORQUE ATUALMENTE NOS COLEGIO NÃO DÃO ESSAS DATAS AOS ALUNO, FICA UM POUCO DO MEU CONHECIMENTO AOS MEUS AMIGOS QUE LEREM MEU BLOG. ASS GAUCHO ALDO VARGAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog