TRANS. DO PROGRAMA ENTARDECER NA FRONTEIRA DIRETO PECUARIA EM 19/11/2009

TRANS.  DO  PROGRAMA ENTARDECER NA FRONTEIRA DIRETO  PECUARIA EM  19/11/2009
ALDO VARGAS

TRADIÇÃO E CULTURA

teixeirinha

Loading...

gildo

Loading...

SANTANA LIVRAMENTO MINHA TERRA AMADA.

SANTANA LIVRAMENTO MINHA TERRA  AMADA.

Pesquisar este blog

CAPITAL GAUCHA PORTO ALEGRE

CAPITAL GAUCHA  PORTO ALEGRE

ESTADIO BEIRA RIO PORTO ALEGRE

ESTADIO BEIRA RIO PORTO ALEGRE

TROPEIRO VELHO

  • TROPEIRO VELHO

TRADIÇÃO E CULTURA

A VOCE CARO VISITANTE E UM PRAZER TER AQUI VISITANDO ESTE BLOG DESTE GAÚCHO, QUE NÃO TEM LADO PARA CHEGAR, GOSTO DE UMA AMIZADE E UM BOA CHARLA, TRATO TODOS COM RESPEITO PARA SER RESPEITADO MAS SE FOR PRECISO QUEBRO O CHAPEU NA TESTA PRA DEFENDER UM AMIGO AGARRO UM TIGRE A UNHA. AGRADEÇO A TODOS QUE DEIXAM SEU RECADO, POSTADO NESTE BLOG.

GALPÃO GAUCHO

GALPÃO  GAUCHO

A BANDEIRA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, TE AMO MEU RIO GRANDE

A  BANDEIRA  DO  ESTADO  DO  RIO GRANDE  DO  SUL,  TE  AMO  MEU  RIO  GRANDE

domingo, 25 de abril de 2010

NO TEMPO DOS FARRAPOS

EM 20 DE STEMBRO DE 1835, LIBERAIS DESCONTENTES COM O PODER IMPERIAL TOMARAM PORTO ALEGRE, DANDOINICIO AO PERIODO CONHECIDO COMO GUERRA DOS FARRAPOS OU REVOLUÇÃO FARROUPILHA. ATÉ 1845, QUANDO FOI ASSINADO O TRATADO DO PONCHE VERDE, FORAM QUASE 10 ANOS DE BATALHAS ENTRE LEGALISTAS, EM DEFESA DO IMPERIO, E FARROUPILHAS, EM NOME DA REPUBLICA RIO - GRANDENSE, CRIADA EM 1836. HOJE SELEBRAM-SE OS IDEAIS FARROUPILHAS REVOLUCIONARIOS, PANO DE FUNDO DE UMA QUERRA QUE TEVE 1.8 MIL MORTOS DO LADO REVOLUCIONARIO E 950 DO LADO IMPERIAL. EM UM TEMPO EM QUE O RIO GRANDE ERA UMA PROVINCIA COM 160 MIL ABITANTES, O PERIODO DE CONFRONTO TAMBEM FOI PRÓDIGO EM PILHAGENS, DESRDENS, ESTUPROS E BANDIDAGEM.
OS INIMIGOS
DE UM LADO OS FARROUPILHAS, LIBERAIS, COM ESTANCIEIROS, LIDERES MILITARES, CHARQUEADORES MERCENARIOS ESTRANGEIROS, NEGROS E INDIOS ESCRAVOS QUE QUERIAM LIBERDADE. DE OUTRO LADO, O EXERCITO IMPERIAL, COM ESTANCIEROS E MILITARES LOCAIS, ALÉM DE PORTUGUESES, MILITARES DE OUTRAS PARTESDO PAIS E MERCENARIOS ESTRANGEIROS.
OS OBJETIVOS
OS FARROUPILHAS QUERIAM MAIS AUTONOMIA E LUTAVAM PELO PODER LOCAL. TAMBEM PROTESTAVAM CONTRA OS ALTOS INPOSTOS SOBRE O CHARQUE. OS PRINCIPIOS REPUBLICANOS GANHARAM FORÇA APÓS A PROCLAMAÇÃO DA REPUBLICA-RIO GRANDENSE.
O RESULTADO FINAL
O TRATADO DO PONCHE VERDE É VISTO COMO UM TERMO DE PAZ ENTRE IMPERIAIS E FARROUPILHAS OU COMO RENDIÇÃO DOS FARRAPOS, Á MEDIDA QUE MUITAS DAS EXIGENCIAS DOS REVOLUCIONARIO NÃO OCORRERAM. NA HISTORIA, NO ENTANTO PERPETUARAM-SE OS IDEAIS E OS SIMBOLOS REVOLUCIONARIOS.
ISSO E UM POUCO DAS ESTORIAS DOS TEMPOS DOS FARRAPOS, TIRADO DE LIVROS QUE FALA NA NOSSA ISTORIA DO RIO GRANDE DO SUL NO SECULO XVIII. CERTO MEUS AMIGOS ASS GAUCHO ALDO VARGAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog