TRANS. DO PROGRAMA ENTARDECER NA FRONTEIRA DIRETO PECUARIA EM 19/11/2009

TRANS.  DO  PROGRAMA ENTARDECER NA FRONTEIRA DIRETO  PECUARIA EM  19/11/2009
ALDO VARGAS

TRADIÇÃO E CULTURA

teixeirinha

Loading...

gildo

Loading...

SANTANA LIVRAMENTO MINHA TERRA AMADA.

SANTANA LIVRAMENTO MINHA TERRA  AMADA.

Pesquisar este blog

CAPITAL GAUCHA PORTO ALEGRE

CAPITAL GAUCHA  PORTO ALEGRE

ESTADIO BEIRA RIO PORTO ALEGRE

ESTADIO BEIRA RIO PORTO ALEGRE

TROPEIRO VELHO

  • TROPEIRO VELHO

TRADIÇÃO E CULTURA

A VOCE CARO VISITANTE E UM PRAZER TER AQUI VISITANDO ESTE BLOG DESTE GAÚCHO, QUE NÃO TEM LADO PARA CHEGAR, GOSTO DE UMA AMIZADE E UM BOA CHARLA, TRATO TODOS COM RESPEITO PARA SER RESPEITADO MAS SE FOR PRECISO QUEBRO O CHAPEU NA TESTA PRA DEFENDER UM AMIGO AGARRO UM TIGRE A UNHA. AGRADEÇO A TODOS QUE DEIXAM SEU RECADO, POSTADO NESTE BLOG.

GALPÃO GAUCHO

GALPÃO  GAUCHO

A BANDEIRA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, TE AMO MEU RIO GRANDE

A  BANDEIRA  DO  ESTADO  DO  RIO GRANDE  DO  SUL,  TE  AMO  MEU  RIO  GRANDE

sexta-feira, 9 de abril de 2010

LENÇO COSTUMES DO GAÚCHO DO RS

O USO DO DLENÇO Á CABEÇA PROCEDE DA PENINSULA IBERICA.
OS BANDEIRANTES USARAM LENÇO Á CABEÇA, BEM COMO OS GAUCHOS E OS INDIOS MINUANOS. ESTES USAVAM UM LENÇO DOBRADO PASSADO AO REDOR DA CABEÇA.
O TERMO VINCHA NÃO FOI MENCIONADO NA AREA BRASILEIRA, ENTRE OS CASTELHANOS ERA UMA CINTA, FAIXA DE TECIDO "IDIOS E PAISANOS" , SUJEITAVAM OS CABELOS.
ATUALMENTE, SÓ USAM A " VINCHA" OS DOMADORES.
O LENÇO AO PESCOÇO E DE INTRODUÇÃO EUROPEIA E DE USO EM VARIOS PAISES SUL AMERICANOS: BOLIVIA, ARGENTINA, URUGUAI, BRASIL. HÁ VARIOS TIPOS DE NÓS, HAVENDO ALGUNS DE SIMBOLISMO POLITICO, COMO O REPUBLICANO CONPOSTO DE DOIS TOPES E UMA "RAPADURA" AO CENTRO (VERMELHO 1835) NO ANUARIO DO RIO GRANDE DO SUL DE GRACIANO DE ASSAMBUJA(1892 PAG160, HÁ INFORMES SOBRE O NÓ REPUBLICANO. SUA COLOCAÇÃO, A DO LENÇO Á CABEÇA É EXPLICADA POR AUGUSTO MEIER."... O ENGENHOSO LAÇO FEITO COM AS PONRAS DE GRANDE LENÇO VERMELHO, QUE RECOBRE A CABEÇA, CAINDO EM PONTAS SOBRE AS COSTAS, E COM AS OUTRAS PONTAS ATAVA-SE UM COMPLICADO NÓ DE GRAVATA PENDENDO SOBRE O PEITO".
PAIXÃO CORTES EM O GAÚCHO, DANÇA, TRAJES, ARTEZANATO" FAZ DESCRIÇÃO MINUCIOSA SOBRE OS DIFERENTES NÓS DE LENÇOS. OS MAIS CONHECIDOS SÃO: NÓ DE CORRER OU DE NAMORADO, NÓ DE TRES GALHOS, RAPADURA, NÓ REPUBLICANO, NÓ DE GINETE, NÓ COMUM.
QUANTO AS CORES HOUVE TEMPO EM QUE ELAS SIGNIFICAVAM PARTIDOS POLITICOS:
CHIMANGO(ALA RADICAL DO PARTIDO LIBERAL NO I e II IMPERIOS) COR BRANCA.
MARAGATO( PARTIDARIOS DO PARLAMENTARISMO DEFENDIDO POR GASPAR SILVEIRA MARTINS- REVOLUÇÃO FEDERALISTA DE 1893, POSTERIORMENTE PARTIDO LIBERADOR) COR VERMELHA.
A ORIGEM DEA PALAVRA MARAGATO VEM DO URUGUAI, O CHEFE GASPARISTA GUMERCINDO SARAIVA PROCEDIA DO DEPARTAMENTO DE SAN JOSÉ ( DA BANDA ORIENTAL), COLONIZADO POR ESPANHOIS PROCEDENTES DA MARAGATERIA DE ESPANHA. O LENÇO USADO "A MEIA ESPADUA", IMITA A ANTIGA CHARPA DE USO NA EUROPA QUE, AQUI NO BRASIL. FOI FOI UTILIZADA PELOS BANDEIRANTES.
OS CAMPEIROS DA REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL USAVAM LENÇO COMO ESCOTEIROS COM A PONTA CAIDA ÁS COSTAS, NÃO ´SO DE UMA COE LISA, MAS TAMBEM DE XADRES MIUDO.
É DE USO COMUN ENTRE GAÚCHOS UMA PRESILHA EM FORMA DE ANEL(MUITAS VEZES A PROPRIA ALIANÇA), PARA PRENDER O LENÇO, SUBSTITUINDO ASSIM. O ´NO.
O MATERIAL USADO PARA ISSO VARIA: CHIFRE, OSSO DA CANELA DE AVESTRUZ,METAL. COURO, OURO E PRATA. ASSIM E OS COSTUMES DO GAUCHO QUE NA SEMANA FARROUPILHA ELE CULTUA TODA NOSSA TRADIÇÃO GAUCHA COM ORGULHO, MAIS NUNCA DEIXANDO DR RESPEITAR AS TRADIÇÕES E CULTURAS DOS OUTROS ESTADO DO BRASIL PORQUE AFINAL SOMOS TODOS BRASILEIROS E DEVEMOS RESPEITAR OS OUTROS ESTADOS COM SUA CULTURA ASSIM COMO DEVEMOS RESPEITAR A CULTURA DE OUTROS PAISES E POVOS DO MUNDO INTEIRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog