TRANS. DO PROGRAMA ENTARDECER NA FRONTEIRA DIRETO PECUARIA EM 19/11/2009

TRANS.  DO  PROGRAMA ENTARDECER NA FRONTEIRA DIRETO  PECUARIA EM  19/11/2009
ALDO VARGAS

TRADIÇÃO E CULTURA

teixeirinha

Loading...

gildo

Loading...

SANTANA LIVRAMENTO MINHA TERRA AMADA.

SANTANA LIVRAMENTO MINHA TERRA  AMADA.

Pesquisar este blog

CAPITAL GAUCHA PORTO ALEGRE

CAPITAL GAUCHA  PORTO ALEGRE

ESTADIO BEIRA RIO PORTO ALEGRE

ESTADIO BEIRA RIO PORTO ALEGRE

TROPEIRO VELHO

  • TROPEIRO VELHO

TRADIÇÃO E CULTURA

A VOCE CARO VISITANTE E UM PRAZER TER AQUI VISITANDO ESTE BLOG DESTE GAÚCHO, QUE NÃO TEM LADO PARA CHEGAR, GOSTO DE UMA AMIZADE E UM BOA CHARLA, TRATO TODOS COM RESPEITO PARA SER RESPEITADO MAS SE FOR PRECISO QUEBRO O CHAPEU NA TESTA PRA DEFENDER UM AMIGO AGARRO UM TIGRE A UNHA. AGRADEÇO A TODOS QUE DEIXAM SEU RECADO, POSTADO NESTE BLOG.

GALPÃO GAUCHO

GALPÃO  GAUCHO

A BANDEIRA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, TE AMO MEU RIO GRANDE

A  BANDEIRA  DO  ESTADO  DO  RIO GRANDE  DO  SUL,  TE  AMO  MEU  RIO  GRANDE

quinta-feira, 1 de abril de 2010

BANDEIRA DO RS

DURANTE OS 10 ANOS DE LUTA NA GUERRA DOS FARRAPOS, OS FARROUPILHAS IDEALIZARAM UMA BANDEIRA PARA EXALTAR A REPUBLICA RIOGRANDENSE. O QUADRILÁTERO CENTRAL, EM VERMELHO, REPRESENTAVA O MUNDO DAS LUTAS, TINGIDO PELO SANGUE BRAVO DA GUERRA. E ERA ATRAVES DA LUTA DGINA POR SEUS IDEAIS QUE ELES ALCANÇARIAM O PROGRESSOMATERIAL, SIMBOLIZADO PELO TRIANGULO DOURADO, E A PERFEIÇÃO MORAL, REPRESENTADO PELO-ESPERANÇA. A BANDEIRA TRICOLOR TORNOU-SE O SIMBOLO FARROUPILHA MAIS IMPORTANTE, EMPUNHADA COM ORGULHO POR TODOS OS REBELDES QUE LUTAVAM POR AMOR Á REPUBLICA RIO GRANDENSE. APOS A QUERRA, ELA REPOUSOU NA MEMORIA
DOS FARROUPILHAS, AGUARDANDO O RETORNO CERTO E DEFINITIVO.
E FOI NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX, IMPULSIONADOS PELA CAMPANHA PARA DERRUBAR A MONARQUIA E ESTABELECER A REPULICA NACIONAL, QUE JOVENS VISIONARIOS POLITICOS, OS CHAMADOS MOCOS DA PROVINCIA;, LIDERADOS POR JULIO DE CASTILHOS, RESGATARAM A BANDEIRA QUE SIBOLIZAVA O IDELA REPUBLICANO FARROUPILHA. AO MANTO ORIGINAL FORAM ACRECENTADAS APENAS DUAS COISAS. APRIMEIRA FOI BRASÃO DE ARMAS CONCEBIDO PELO PADRE HIDELBRANDO E DESENHADO PELO MAJOR BERNARDOS PIRES, ESTAMPADO
NO CENTRO DA FAIXA VERMELHA.
A SEGUNDA FOI O RECONHECIMENTO OFICIAL DE TODA A NAÇÃO, REVERENCIANDO O ANTIGO ESTANDARTE FARROUPILHA COMO BANDEIRA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, MOTIVO DE DEVOÇÃO DOS GAUCHOS E QUE DESDE DIA EM DIANTE TREMULARIA SOBERANA NO HORIZONTE DOS PAMPAS.
MAS O MAIS IMPORTANTE DESTA HISTORIA É QUE ELA NÃO PODE SER LEMBRADAAPENAS COMO HISTORIA. POIS NADA DISSO E PASSADO E UM PRESENTE QUE VIVEMOS HÁ 175 ANOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog